LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA VALENTE: FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL – TRABALHANDO AS FUNÇÕES EXECUTIVAS

Isadora Ferretti Gonçalves, Melissa Carla Streck Bundt, Ana Carina Motta Klein

Resumo


INTRODUÇÃO: O Laboratório de Aprendizagem Significativa – Valente tem como objetivo propor intervenções psicológicas diante da problemática família-escola-alunos, trabalhando com dificuldades de aprendizagem, bem como na prevenção das mesmas.  OBJETIVOS: Prevenir danos e prejuízos através do fortalecimento dos processos que ajudam a promover competências e capacidades individuais e coletivas, de forma a agregar conhecimentos sobre as funções executivas. METODOLOGIA: O presente trabalho foi realizado com professores de uma escola da Educação Infantil, onde foram desenvolvidas atividades de dramatização, roleplaying, exposição de materiais sobre funções executivas e momentos de diálogo e interação com os professores. RESULTADOS: Através da formação continuada com professores, pode-se propiciar conhecimento prévio das funções executivas, as quais são habilidades cognitivas que dependem do córtex pré-frontal, sendo essenciais para o processo de aprendizagem, que são compostas por três habilidades básicas: o controle inibitório, a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva. CONCLUSÃO: O conhecimento acerca das funções executivas é de suma importância para os professores, pois fará com que os mesmos reflitam acerca de sua atuação profissional e tenham conhecimento de que as funções executivas são uma área a ser compreendida e trabalhada pelos professores, assim como, reconhecer a escola, a comunidade e as famílias como espaço de promoção de competências, possibilitando à criança o ganho de confiança, autonomia, diminuição de ansiedades, focando em suas potencialidades.

Palavras-chave


formação de professores, funções executivas, desenvolvimento emocional

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA