PROJETO DE PADRONIZAÇÃO DO TESTE RDC

Bibiano da Silva Mesquita, Emerson Augusto Kieffer de Loreto, Jean Camargo Gonçalves, Leandro da Silva Vargas, Cristiana Rezende Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: O Teste de Raciocínio Dedutivo Condicional (RDC) busca mensurar a capacidade dos indivíduos de avaliar argumentos dedutivos condicionais e suas respectivas falácias formais. Para tanto desenvolveu na disciplina de Fundamentos das Medidas Psicológicas o instrumento, necessitando do desenvolvimento de suas propriedades psicométricas. Este trabalho tem como objetivo desenvolver as tais propriedades psicométricas do instrumento RDC com acadêmicos da disciplina de intervenção da psicologia na educação. DESENVOLVIMENTO: O RDC foi construído a partir de 4 facetas. Elas são as duas formas de silogismos condicionais e suas duas falácias formais relacionadas. Silogismos condicionais são estruturas argumentativas formadas por duas premissas que levam a uma conclusão, sendo a primeira destas premissas um enunciado condicional, que é dividido em cláusula antecedente e cláusula consequente. Sendo assim, as quatro estruturas ou facetas possíveis são: Modus Ponens, em que há uma afirmação da cláusula antecedente; Modus Tollens, em que há a negação do consequente; e suas respectivas falácias formais, que são a Negação do Antecedente e Afirmação do Consequente. Através da aplicação de um instrumento e utilizando do teste-reteste serão levantados dados pertinentes ao desenvolvimento dos critérios de fidedignidade, padronização e normatização. CONSIDERAÇÕES PARCIAIS: Espera-se com este projeto comprovar a adequação técnica do instrumento nas suas finalidades especificas, correlacionando e analisando as estatísticas obtidas entre grupos de amostra para tornar o instrumento o mais estável e preciso possível e proporcionar a validação do Teste de Raciocínio Dedutivo Condicional de forma que este corresponda as condições necessárias para garantir sua confiabilidade.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA