FERRAMENTAS DE MARKETING PARA ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE CLIENTES

tiago moreira dreyer, Adriana Porto

Resumo


O marketing é uma ferramenta fundamental para o sucesso das organizações do varejo sendo importante o entendimento do conceito de marketing, mix de marketing, marketing tradicional e marketing digital, inbound marketing como também o conceito de relacionamento com o cliente e a descrição da ferramenta CRM. Assim, o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo geral demonstrar quais ferramentas de marketing podem ser utilizadas para atração e retenção de clientes além de mostrar aos gestores do varejo novas opções de marketing e como melhorar os resultados das mesmas. Para atender a tal objetivo este trabalho tem uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória tendo como método a pesquisa bibliográfica. Como conclusões pode-se afirmar o marketing está sofrendo modificações juntamente com o perfil de consumo dos consumidores. Para se adaptar as mudanças as organizações estão mudando a forma de praticar o marketing, ou seja, estão fazendo uso de novas técnicas, se apropriando de novas tecnologias como a internet para se aproximar dos consumidores visando a customização da comunicação onde o consumidor recebe demonstrações e publicidade dos produtos que costumam buscar no mercado com a apresentação da preferência do consumidor, ocorrendo assim uma constante troca de informações entre clientes e empresas melhorando o relacionamento e proporcionando benefícios para ambos.

 


Palavras-chave


Marketing, ferramentas de marketing, organizações

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA