ANÁLISE PSICOMÉTRICA DO FEIM – INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PARA DISFORIA DE GÊNERO

Francielle Gonçalves Mendonça, Elen Bauer Garcia, Ingrid Gabrielle Ozório Vargas, Marciele Simon Carpes, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: No DSM-V, o termo “disforia de gênero” refere-se ao descontentamento afetivo/cognitivo de um indivíduo com o gênero designado, embora seja definida mais especificamente quando utilizada como categoria diagnóstica. Para a realização de intervenções cirúrgicas de redesignação de gênero, é necessário que os indivíduos passem por um acompanhamento multidisciplinar, cabendo aos profissionais da psicologia a elaboração de pareceres que atestem o sofrimento do sujeito com o gênero designado e a aptidão psicológica para as mudanças que essas intervenções acarretarão em sua vida psíquica e social. DESENVOLVIMENTO: Em vista dessa problemática, foi desenvolvido o Protocolo FEIM, instrumento que tem como objetivo auxiliar profissionais da psicologia a identificarem a disforia de gênero em pessoas com idade igual ou superior a 18 anos. O protocolo é composto de 33 assertivas, tipo escala likert, para os participantes assinalarem o grau de intensidade vivenciado em sua experiência. Tais afirmações são base comuns relatadas por sofredores dessa disforia, que foram coletadas e reunidas de acordo com os critérios diagnósticos do DSM-V. Dessa maneira, através da escala pode-se identificar se o participante atende ou não os requisitos que definem a disforia de gênero. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O Protocolo FEIM está em fase de testes, porém, espera-se que esta ferramenta seja um auxílio para os psicólogos se sentirem respaldados ao fornecerem pareceres.

Palavras-chave


Psicologia; psicometria; gênero.

Referências


BENTO B.; PELÚCIO, L. Despatologização do gênero: a politização das identidades abjetas. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 256, maio-agosto 2012.

GALLI G. et. al. Corpos Mutantes, Mulheres Intrigantes: Transexualidade e Cirurgia de Redesignação Sexual. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 29, n. 4, p. 447-457, out-dez 2013.

LARA, L.; ABDO, Carmita; ROMÃO, A. Transtornos da identidade de gênero: o que o ginecologista precisa saber sobre transexualismo. Revista brasileira Ginicol Obstet. Ribeirão Preto, SP. 2013.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Mulheres e saúde: Evidências de hoje, agenda de amanhã. 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA