ESTÁGIO CURRICULAR NA ESCOLA ESPECIAL PONCHE VERDE- APAE

Vanessa Soares de Oliveira Machado, Ingrid Gabrielle Ozório de Vargas, Luana Aires Dutra, Marcele Schreiner Tonet

Resumo


INTRODUÇÃO: A psicologia tem diversas áreas de atuação, uma das formas de conhecer e se aproximar da prática são os estágios curriculares. Este é um relato dos estágios em processos educativos e de prevenção e promoção da saúde desenvolvidos na Escola Especial Ponche Verde- APAE em Cachoeira do Sul.  DESENVOLVIMENTO: O objetivo do estágio é promover uma qualidade de vida e socialização aos alunos, através da intervenção das estagiárias de psicologia. As atividades também se estendem aos pais, professores e funcionários da instituição. A atuação se dá através de diferentes grupos que visam à autonomia, inserção social, habilidades sociais e demais necessidades diagnosticadas. São realizados quatro grupos com aproximadamente 40 alunos envolvidos. Existem ainda dois grupos de pais, com aproximadamente 30 pessoas participantes onde a partir de rodas de conversa aborda assuntos de interesse geral e proporciona momentos de compartilhamento de situações e sentimento, além da psicoeducação. Ambos os grupos, tanto com, alunos, professores e pais são realizados de forma semanal, com duração de aproximadamente uma hora. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Finalmente é possível perceber a atuação do profissional da psicologia em ambientes de educação especial proporcionando um olhar mais amplo para as estagiarias acerca dessa área específica de atuação. Ainda para instituição é visível à contribuição para a ampliação dos projetos em andamento contribuindo para uma maior efetividade.

    Palavras chave: estágio curricular, grupos, apae


Palavras-chave


Palavras chave: estágio curricular, grupos, apae

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