MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM: UM PROCESSO DE INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO SUL

Gabriele Tamíris Unfer, Márcia Adriana Freitas De Toledo, Cristiana Rezende Goncalves Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: O processo de aprendizagem dos alunos envolve uma série de fatores, podendo ter inúmeras variáveis que o influenciam, tanto negativamente como positivamente. Muitos estudos apontam a importância da motivação para que o aluno obtenha bons resultados, porém, sabe-se também que muitos elementos podem ser prejudiciais. Em função disto, a partir da análise das demandas apresentadas por uma escola pública da cidade de Cachoeira do Sul – RS, este trabalho desenvolve-se buscando auxiliar no desenvolvimento dos alunos do 4° ano da instituição. DESENVOLVIMENTO: A partir de observações, notou-se a necessidade de desenvolver estratégias que visem abordar questões motivacionais em sala de aula para melhorar a aprendizagem dos alunos. O projeto será desenvolvido por meio de Intervenção Psicossocial, através da proposta de uma atividade lúdica teatral cujo tema é “Motivação”, onde ambas as turmas do 4° ano irão produzir suas histórias utilizando-se da criatividade dos alunos. Após, as turmas apresentarão estas histórias uma para a outra, e finalmente será aberto um espaço de debate entre os alunos sobre a atividade proposta. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A Intervenção Psicossocial aqui apresentada tem sua relevância destacada a partir da contribuição que busca realizar para o desenvolvimento dos alunos envolvidos. Nota-se que a motivação é parte significativa do processo de aprendizagem, por isso é necessário investirmos cada vez mais em pesquisas que visem o auxílio a estas questões, visto que tais ações agem em prol não apenas de um pequeno grupo, mas envolvem também toda a sociedade.


Palavras-chave


Processo de aprendizagem; estímulo; desenvolvimento

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA