COLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA ULBRA CACHOEIRA DO SUL: PESQUISA COM EGRESSOS DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS

Jessica da Silva Netto, Isadora Ferretti Gonçalves, Pauline Garske Baum, Gisele Trommer Martines

Resumo


INTRODUÇÃO: A formação do aluno constitui-se sob a relação ensino­-aprendizagem via professor, aluno e instituição. Compete ao aluno/profissional desenvolver competên­cias que o qualifique a colocar-se no mercado de traba­lho, por outro lado, cabe à instituição dar subsídios para que os alunos possam desenvolver habilidades e competências essenciais, integrando a teoria à prática. OBJETIVOS: Verificar a relação da formação e o tempo para inserção no mercado de trabalho. Avaliar se a formação da Universidade proporcionou habilidades e competências necessárias para desempenho profissional. METODOLOGIA: Para a coleta de dados, utilizou-se questionário eletrônico, construído na plataforma Google Forms e enviado para os 112 egressos, de 2007 até 2017, via rede social e e-mail. Foi desenvolvido um modelo de questionário fechado, contendo questões de Escala Likert questionando satisfação com a formação e se o curso possibilitou preparo para o mercado de trabalho.  RESULTADOS: 52% dos egressos responderam o questionário, sendo que 64,4% entraram para o mercado de trabalho antes dos primeiros seis meses de formação. A respeito de habilidades e competências necessárias ao desempenho profissional oriundos da graduação, 62,7% afirmaram que o curso de Psicologia da Universidade abrangeu às expectativas. Observa-se que 37,3% relatam ter tido suas expectativas parcialmente atendidas e 80,8% relatam que o curso de Psicologia da Ulbra preparou-os para o mercado de trabalho CONCLUSÃO: Os participantes denotam boa colocação no mercado de trabalho o que condiz com o fato da maioria ter se sentido preparada para a inserção profissional, tendo em conta o pouco tempo de formação.

Palavras-chave


psicologia, Ulbra, formação

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA