PERCEPÇÃO DOS PAIS ACERCA DOS PRIMEIROS SINTOMAS APRESENTADOS POR CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Vitória Santos Efel, Guilherme Scotta Hentschke, Laura Morais Machado

Resumo


INTRODUÇÃO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como uma síndrome com­portamental que compromete o desenvolvimento motor e psiconeurológico dificultando a cognição, a linguagem e a interação social da criança. Conforme os critérios diagnósticos do DSM-5, as primeiras manifestações do TEA devem aparecer antes dos 36 meses de vida. Sua etiologia é multifatorial, envolvendo fatores genéticos, neurológicos e sociais da criança. OBJETIVO: Realizar uma revisão narrativa sobre os primeiros sintomas percebidos pelos pais de crianças diagnosticadas com TEA. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico narrativo, sendo este tipo de pesquisa realizado a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas. DISCUSSÃO: A criança com TEA apresenta dificuldade e prejuízos qualitativos da comunica­ção verbal e não verbal, na interatividade social e na res­trição do seu ciclo de atividades e interesses. Em relação à natureza dos primeiros sintomas observados pelos pais, o atraso no desenvolvimento da comunicação e da linguagem é o sintoma relatado com maior frequência, seguido pelos problemas no comportamento social e nos comportamentos repetitivos e estereotipados. O diagnóstico é essencialmente clínico, é nessa fase que os pais iniciam um processo de adaptação, nesse período o relato de instabilidade emocional é aumentado. CONCLUSÃO: Por ser um transtorno de muitas facetas, o diagnóstico de TEA ainda é feito tardiamente. Em consequência disso, muitas crianças acabam tendo prejuízos por não estarem recebendo o tratamento adequado.


Palavras-chave


transtornos do neurodesenvolvimento; cuidadores; linguagem

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