COMO EU VEJO A ESCOLA?

maria bueno ximenes, Gabriela Marques, Daiane Schmidt, Ana Carina Klein, Marcele Silva

Resumo


INTRODUÇÃO: A literatura tem apontado que a consciência e a apropriação na elaboração de respostas a esse questionamento é um indicador de bom êxito escolar. Por quê você vai a escola? A presente questão foi a condutora para as entrevistas com as crianças e adolescentes de 07 aos 16 anos de idade, feita pelos acadêmicos do Curso de Psicologia. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi verificar a percepção dos discentes diante essa questão norteadora. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo exploratório com a utilização de uma entrevista semi-estruturada e os desenhos, da escola e de uma cena de aprendizagem. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: Os resultados discutidos são estudos com ênfase nos desenhos. De acordo com o levantamento das observações os desenhos incidam a prevalência da estrutura física, sendo a maior parte, representado com, fachadas das escolas, seguido pela representação do pátio, e cenas tradicionais de aprendizagem. Nos desenhos da cena de aprendizagem foram representados com o desenho de quadros, que ganham destaque, sendo mais presente como referencia de aprendizagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A escola é vista no século XXI sob o modelo tradicional e conservador. Os modelos de representação das escolas nos respectivos resultados indicaram falha no pertencimento dos alunos e na visão desdenhada da autonomia.


Palavras-chave


Escola. Desenho. Tradicional.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA