COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO NA COOPERATIVA DE CRÉDITO SICREDI CENTRO LESTE/RS

Aline Freitas Vargas, Orlando Ferreira da Silveira

Resumo


INTRODUÇÃO: Atualmente a gestão de pessoas, traz além políticas organizacionais, estratégias negociais, fazendo-se necessário o envolvimento entre colaborador e organização, desenvolvendo sua reciprocidade, aproximando objetivos, pois estes estão diretamente relacionados com a produtividade e resultados. Assim, o comprometimento organizacional tornou-se este elo entre empresa e colaborador. OBJETIVOS: Teve-se como objetivo identificar e descrever o nível de comprometimento dos colaboradores da Sicredi Centro Leste, através da ferramenta de diagnóstico Escala de Base de Comprometimento. METODOLOGIA: O método é constituído por uma abordagem quantitativa, utilizando-se de cunho exploratório e descritivo, fundamentando-se no método de estudo de caso, onde a coleta de dados foi realizada através do questionário fechado. RESULTADOS: Identificou-se que a base obrigação em pertencer encontra-se com comprometimento a baixo da média, as bases afetivas e obrigação por desempenho a cima da média, afiliativa, escassez de alternativas, falta de recompensas e oportunidades possuem baixo comprometimento e linha consistente de atividade possui comprometimento a baixo da média. CONCLUSÃO: Tornou-se possível identificar que os colaboradores possuem um nível elevado de afetividade pela cooperativa, demostrando preocupação com o desempenho. Afirma-se que estes, não vinculam a sua permanência na organização como uma obrigação e dificuldade de novas oportunidades no mercado. Com o baixo índice no fator falta de recompensas e oportunidades, indica-se que a instituição possui uma política de cargos bem estabelecida e que possibilita oportunidades. Além disso, o regramento interno é percebido naturalmente. Sendo importante direcionar atenção ao aspecto afiliativo, identificado como baixo, sendo que este torna-se importante para a constituição de equipes harmônicas.

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