DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL INFANTIL: UMA ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE
Resumo
INTRODUÇÃO: Na mesma medida em que crianças podem encontrar dificuldades para reconhecer suas emoções, também podem ter desafios para controlá-las. Para proporcionar-lhes maior reconhecimento de suas emoções, e consequentemente de seus comportamentos, torna-se necessário trabalhá-las ao longo do desenvolvimento. Apresenta-se aqui uma estratégia aplicada a um grupo de crianças com idades entre 7 e 10 anos de idade, atendidos pelo serviço de saúde da cidade de Cerro Branco – RS. OBJETIVOS: Abordar as questões emocionais das crianças, auxiliando-as no processo de reconhecimento e compreensão de suas emoções. METODOLOGIA: Esta intervenção está ocorrendo através de instrumentos lúdicos. Inicialmente apresentou-se o filme “Divertidamente” – cujos personagens são as 5 emoções básicas: alegria, nojo, medo, raiva e tristeza. Posteriormente, realizou-se atividade com desenhos representando tais personagens. Ademais, buscou-se abrir espaço de discussão entre os profissionais de saúde e as crianças, onde ouviu-se relatos do grupo acerca de suas emoções, possibilitando um ambiente de questionamentos e esclarecimentos. DISCUSSÃO: Mediante tais atividades, percebeu-se as dificuldades das crianças em diferenciar suas emoções, porém, através das atividades recreativas, foi possível auxiliá-las neste processo, além de possibilitar espaço para compartilhar histórias e sentimentos. CONCLUSÃO: Finalmente, destaca-se a importância de trabalhar as questões emocionais ao longo do desenvolvimento das crianças, visto que elas se refletem nos comportamentos e influenciam em toda a vida do individuo. Além disto, ressalta-se a contribuição do lúdico no trabalho com crianças, atuando como facilitador, e ainda, a necessidade de prosseguir com estratégias desta natureza, trabalhando questões relevantes para o desenvolvimento através de brincadeiras.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul
Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA