Terapia Cognitivo Comportamental para pacientes com ideação suicida

Douglas Vargas Moura, Laura Morais Machado

Resumo


INTRODUÇÃO: O suicídio é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde de 2007 a 2016 foram registradas 106.374 mortes por suicídio. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem com resultados evidenciados para o tratamento e manejo dos pacientes suicidas. OBJETIVOS: Identificar as principais estratégias utilizadas para o tratamento de pacientes com ideação suicida. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão narrativa de literatura para a análise dos materiais selecionados. RESULTADOS: Há correlações entre depressão e suicídio. Sintomas da depressão como tristeza, desesperança, falta de motivação e desinteresse pela vida, podem predispor situações de ideação suicida, bem como tentativas de suicídio propriamente ditas. A TCC através de suas técnicas visa modificar comportamentos disfuncionais e crenças centrais de desesperança e visão de futuro vazio. Dentre as estratégias utilizadas pela TCC destacam-se: psicoeducação, resolução de problemas, estratégias de controle de impulsos e busca e fortalecimento da rede de apoio. É importante que todos os profissionais, amigos e familiares possam formar uma rede de contato para auxiliar no tratamento.  CONCLUSÃO: A aliança terapêutica deve ser enfatizada ao longo do tratamento, o terapeuta deve sempre buscar gerar algum grau de esperança no paciente suicida. Também é importante o trabalhando transdisciplinar entre as diferentes áreas, objetivando a estabilização do paciente.  


Palavras-chave


saúde pública; suicídio; tratamentos.

Referências


SIMÕES, Daniela Barros. Intervenções cognitivas comportamentais para as tentativas de suicídio: uma revisão de literatura. Trabalho de conclusão de curso de especialização pelo Centro de estudos em terapia cognitiva comportamental. 67 pgs. 2013.

FELICIANO, Marinalva Fernandes Costa; MORETTI Lucia Helena Tiosso. Depressão, suicídio e neuropsicologia: psicoterapia cognitivo comportamental como modalidade de reabilitação. Revista Psicologia.PT o Portal dos Psicólogos. 33 pgs. 2015.

CORONEL, Márcia Keller; WERLANG, Blanca Suzana Guevara. Resolução de problemas e tentativa de suicídio: revisão sistemática. Revista Brasileira de terapias Cognitivas. Volume 6 nº2. p 59-82. 2010.

MARBACK, Roberta Ferrari; PELISOLI, Cátula. Terapia cognitivo-comportamental no manejo da desesperança e pensamentos suicidas. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas. 2014. 10-2-.pp.122-129.

MÉA, Cristina Pilla Della; et al. Esquemas iniciais desadaptativos em pacientes internados por tentativa de suicídio. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas. 2015. 11-1-. pp. 3-9.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA