ESCALA DE AVALIAÇÃO DA PROBABILIDADE DE DEPENDÊNCIA EM DROGAS PSICOATIVAS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

Daniela Pippi, Eveline Freese, Gabriel Lobato, Hanna Kemel, Laíne Domingues, Cristiana Rezende Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: A Escala de Avaliação da Probabilidade de Dependência em Drogas Psicoativas no Contexto Universitário (EsAvl-DDP no contexto universitário) busca mensurar a probabilidade de dependência em drogas psicoativas em jovens universitários de 19 a 28 anos de idade. Assim, na disciplina de Fundamentos das Medidas Psicológicas, desenvolveu-se o presente instrumento, sendo necessária a desenvolução de suas propriedades psicométricas. O projeto tem como objetivo desenvolver as propriedades psicométricas da escala, em jovens universitários da instituição ULBRA Cachoeira do Sul. DESENVOLVIMENTO: A Escala de Avaliação da Probabilidade de Dependência em Drogas Psicoativas no Contexto Universitário foi criada a partir de 5 dimensões, baseando-se na genética do indivíduo, na questão pessoal/individual, no ambiente, no conhecimento acerca do assunto e na pretensão e dificuldades no rompimento de utilização de drogas psicoativas. Foi desenvolvida segundo o modelo Likert, no qual os indivíduos especificam seu nível de concordância com uma afirmação, que consiste por medir uma resposta positiva ou negativa. Por meio da aplicação do instrumento em um estudo piloto com universitários, pretende-se desenvolver alguns critérios de fidedignidade, padronização e normatização da escala. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Espera-se, com este projeto, evidenciar a adequação técnica do instrumento em suas finalidades explícitas, correlacionando e avaliando as estatísticas alcançadas entre grupos de amostra para que o instrumento se torne o mais assente e conciso possível.


Palavras-chave


teste, padronização, vício

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