A GESTÃO NO AGRONEGÓCIO E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A ECONOMIA

rose machado ferreira, orlando ferreira silveira

Resumo


 

O presente trabalho relata a importância da gestão do agronegócio para a economia do país, a partir de um estudo bibliográfico da pesquisa do cenário mercadológico do agronegócio brasileiro e internacional, analisando a viabilidade comercial de grãos no país, existindo ainda a opção de exportação e a grande receptividade dos produtos produzidos pela agricultura local nos países estrangeiros, pelo clima propício que auxilia na boa produção da extensa lista que o agronegócio oferece, como agricultura, pecuária, aquicultura, silvicultura e fruticultura. A agricultura e a pecuária destacam-se no sul e no sudeste. A aquicultura no nordeste e Santa Catarina. A silvicultura, onde o Brasil é referencia internacional, tendo como principal produto o eucalipto, concentra-se no Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A fruticultura com maior destaque dos últimos anos, com a produção de frutas in natura, concentra-se no Rio Grande do Sul e Amazônia.  No entanto, a gestão e a inovação do agronegócio se dá em partes, pois, o país não consegue se harmonizar com o todo, por falta de incentivo da gestão de governo, com isso, este setor econômico vem crescendo lentamente, embora este processo seja necessário, ele só se dará quando deparado com a necessidade de sobrevivência. Portanto, a economia atual, se estabilizaria com um incentivo do governo, com uma gestão voltada para o agronegócio, com bases sólidas e específicas, como acordos econômicos menos burocráticos e com custos menores para o produtor, oferecendo segurança, garantias e valorização do seu produto.


Palavras-chave


inovação, economia, agronegócio

Referências


Bibliográficas


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