AS METODOLOGIAS DE ENSINO QUE MOTIVAM OS ACADÊMICOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA, CAMPUS CACHOEIRA DO SUL/RS

Thyely Soares Bender, Andreia Camargo De Moraes, Cristian Goet Nunes, Thaelis Soares Bender, Silvia Barreto Dos Santos

Resumo


Esse artigo expõe o relato de uma experiência interdisciplinar realizada no curso de Administração da Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, campus Cachoeira do Sul/RS, com o objetivo de apresentar quais as metodologias de ensino que são mais usadas pelos docentes da instituição e quais dessas, motivam mais os acadêmicos. As metodologias de ensino têm um papel fundamental na aprendizagem do aluno, elas integram estratégias, técnicas e atividades voltadas a diferentes situações didáticas vividas em sala de aula, tendo como objetivo propiciar condições para que o aluno possa se apropriar dos conhecimentos propostos. O Objetivo geral da presente pesquisa é conhecer em profundidade os pressupostos teóricos acerca dos métodos de ensino utilizados pelos docentes, fazer um levantamento de quais as metodologias mais usadas e apresentar quais as metodologias de ensino que os alunos consideram mais eficazes para seu aprendizado. Para atingir os objetivos propostos o presente trabalho terá uma abordagem qualitativa, pois é usada quando se busca entendimento de um assunto especifico, de cunho exploratório e descritivo, utilizando para coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas. Após a aplicação do questionário e tabulação dos resultados, observou-se que os professores estão em busca de conhecimento a respeito das metodologias mais adequadas para aplicação do conteúdo, como meios mais criativos para ministrarem as aulas. Já sobre as metodologias que os alunos acham mais adequadas, 47% dos entrevistados, acham que uma aula com mais prática e diálogo entre os acadêmicos, é o ideal para uma boa aprendizagem.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA