A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA GESTÃO ESCOLAR.

Jocimara Bordignhão, Silandra Badch Rosa

Resumo


INTRODUÇÃO: O presente trabalho tem por finalidade relatar as experiências vivenciadas durante o Estágio Curricular de Gestão em Ambientes Escolares desenvolvido no segundo semestre do ano de 2019 na supervisão escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, município de Novo Cabrais. O Projeto de Intervenção Pedagógico abordou a seguinte temática: “A atuação do Pedagogo na Gestão Escolar”. Através desse projeto foi possível aprender e compreender o funcionamento da supervisão escolar e da gestão da escola. Visto que a sociedade atual exige uma escola que não deve mais ser constituída pelo ensino fragmentado que visa apenas a formação científica dos educandos, mas sim exige um espaço de aprendizagem completa, que auxilia na formação de cidadãos. Pensando nisso, a gestão escolar tem papel fundamental nesse processo, uma vez que de forma democrática torna-se um agente de transformação, permitindo a participação da comunidade escolar no desenvolvimento da escola. DESENVOLVIMENTO: No decorrer do projeto foram desenvolvidas atividades como: acompanhar e assessorar o trabalho de gestão pedagógica no ambiente escolar; assessorar o trabalho da supervisão escolar, direção e secretaria; manter organizado os materiais e recursos do setor da supervisão escolar; detectar as prioridades de ações nos diferentes setores, visando auxiliar no que for necessário e substituições de professores. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Durante a prática compreendi o trabalho da gestão escolar e obtive novas aprendizagens através da prática, portando os resultados foram satisfatórios, contribuindo para a minha formação acadêmica.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA