PERFIL DOS USUÁRIOS DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO-NAP DA ULBRA CACHOEIRA DO SUL NOS ANOS DE 2013 ATÉ 2015

Pauline Garske Baum, Newton Maschio Filho, Laura Morais Machado

Resumo


INTRODUÇÃO: O Núcleo de Atendimento Psicológico-NAP oferece serviço acadêmico de qualidade na área de saúde mental, promove a qualidade de vida da população que busca os serviços prestados pela universidade. Oportuniza espaço para realização das práticas de estágio aos alunos do curso de psicologia através das vivências ao longo do ciclo vital partindo de diferentes abordagens. OBJETIVOS: Conhecer o perfil da população que procurou os atendimentos ofertados pelo NAP entre os anos de 2013 a 2015.   METODOLOGIA: Os dados quantitativos foram levantados e tabelados por categorias através das Fichas Demográficas que são preenchidas ao procurarem pelo serviço.   RESULTADOS: Dos 156 indivíduos que procuraram o serviço psicológico do NAP 51% foram mulheres e 49% homens, 67% solteiros, sendo 39% da faixa etária entre 20 a 59 anos, 20% com menos de 1 salário mínimo, 54% residindo em casa com 4 pessoas ou mais. Sobre a localidade 12% eram residentes do bairro Santo Antônio, 10% do interior do município e 6% do bairro Soares.  As queixas mais frequentes foram Ansiedade (10%), Depressão (7%) e Encaminhados de outros serviços (6%) sendo que 42% realizaram até 10 sessões de atendimento psicológico. CONCLUSÃO: O levantamento demográfico é de suma importância para conhecer o público e suas demandas, disponibilizando informação que possa contribuir para que o serviço planeje e reestruture o atendimento à comunidade e o treinamento dos estagiários de Psicologia.

Palavras-chave


clínica-escola, estágio, psicoterapia.

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