A CONCEPÇÃO DE UMA MULHER QUE PASSOU PELO PROCESSO DE BARRIGA SOLIDÁRIA: ESTUDO DE CASO

Jessica Pastoriza Wiedenhoft, Deise Agne Leal Mohr, Emerson Loreto, Leslyê Glashorester, Cleusa Helena Rockembach Mazuim

Resumo


INTRODUÇÃO: A barriga solidária é um meio que pode ser utilizado por casais que idealizam uma família e recorrem a uma mulher que possa ser doadora do útero. No Brasil é denominado como barriga voluntária já em outros países é chamado de barriga de aluguel. OBJETIVO: Esta pesquisa possui como objetivo relatar as percepções de uma mulher concessora do útero que vivenciou essa experiência. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de caso, já que no Brasil esse assunto é pouco documentado. O instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada, deixando livre para a participante falar sobre suas experiências. Após, a entrevista foi analisada através da técnica de Bardin. RESULTADOS: A partir da base de dados evidenciou-se que existem inúmeras questões sobre a gravidez de substituição que ainda permanece em discussão. Corroborando com os achados, a participante do estudo relatou sobre a motivação para participar do processo de barriga voluntária, participação do marido e filhos no processo, reação de familiares e amigos e o momento de entregar os bebês. CONCLUSÃO: Conclui-se que existe uma visão ampliada sobre o processo de barriga voluntária, demonstrando os motivos de uma mulher servir como doadora do útero, pois a barriga solidária no Brasil não envolve fins lucrativos. Portanto, os fatores que motivaram a participante da pesquisa foram o amor e a vontade de ajudar outro casal a ter filhos.

Palavras-chave


barriga voluntária, barriga de aluguel, gravidez de substituição.

Referências


EDELMANN, R. J. Surrogacy: the psychological issues. Journal of reproductive and infant psychology, vol. 22, no. 2, may 2004, pp. 123–136. Disponível em:

https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0264683042000205981

JADVAL, V.; MURRAY, C.; LYCETT, E.; MACCALLUM, F.; GOLOMBOK, S. Surrogacy: the experiences of surrogate mothers. Human Reproduction, Vol. 18, No 10, 2003.

VAN DEN AKKER, Olga B. A.; Psychosocial aspects of surrogate motherhood. Human Reproduction, Vol. 13, No 1, 2007. Disponível em:

https://academic.oup.com/humupd/article/13/1/53/749903 , acessos em março 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA