DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL LINGUAGEM INFANTIL: DISTÚRBIOS NA APRENDIZAGEM

Laíne Domingues dos Santos, Hanna Kemel Brum, Gabriel Lobato Santos, Welerson Garcia, Cleusa Mazuim Rockembach

Resumo


INTRODUÇÃO: A linguagem é um dos sistemas mais complexos já criados pelo homem, através desse sistema, civilizações descobriram conceitos incríveis e puderam passá-los por inúmeras gerações. Algo que permaneceu idêntico desde sua criação foi a capacidade de transmissão de sentimentos e ideias, sejam escritas ou faladas. OBJETIVO: Identificar os principais fatores que levam aos distúrbios da aprendizagem da linguagem infantil e as perturbações ocorrentes mais comuns. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão narrativa de literatura com base em livros, artigos científicos, teses e dissertações. RESULTADOS: As comorbidades relacionadas ao distúrbio de aprendizagem da linguagem infantil começam a aparecer de acordo com o nível de exposição do sujeito a fatores psicossociais agravantes como autoestima baixa, traumas e fatores maléficos (violência e maus tratos). Assim, variam desde o comprometimento do autoconceito do sujeito, senso de eficácia, problemas escolares e problemas emocionais. CONCLUSÃO: A linguagem e sua manutenção adequada é essencial para um desenvolvimento social sadio na infância. A identificação desses distúrbios no aprendizado é a forma mais fácil e congruente de garantir um futuro escolar mais efetivo. Pode se considerar que a linguagem é o “coração” da civilização humana, é através dela que ocorre a comunicação de suas ideias e sentimentos.


Palavras-chave


Distúrbios na aprendizagem, Desenvolvimento da linguagem infantil, Distúrbios na linguagem infantil.

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