ANÁLISE DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR MACHADO DE ASSIS

Luís Filipe Santos Müller, Laura Morais Machado

Resumo


INTRODUÇÃO: A importância da escola no meio social é marcada por instigar o conhecimento. Ao longo dos séculos, estas instituições tornaram-se imprescindíveis para o desenvolvimento e para o bem-estar das civilizações. OBJETIVOS: Descrever a conjuntura de funcionamento (relações de causa e efeito), problemas centrais e periféricos da escola selecionada. METODOLOGIA: Estudo qualitativo de caráter descritivo. A população do estudo foi composta por diretores, professores, orientadores, funcionários e alunos da escola Machado de Assis, localizada no município de Encruzilhada do Sul. A seleção da amostra foi por conveniência, tendo como critério de seleção: o corpo institucional, docente e discente da escola. O instrumento utilizado para coleta de dados foi composto por entrevistas abertas e semiestruturadas, e os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram realizadas quatro visitações na escola, sendo três em uma turma específica, do oitavo ano do ensino fundamental, e uma delas com a diretora da escola. Identificou-se que, a escola conta como problema central, uma insuficiência de diálogo entre professores e alunos. Como problemas periféricos foi observado dificuldades com a estrutura limitada da escola, resistência de alunos com o corpo institucional e alto índice de reprovação. CONCLUSÃO: Conclui-se que a referida escola apresenta sérios problemas de comunicação que, resultam em todos os demais problemas de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Escola, diálogo, aprendizagem.


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