VIDAS NEGRAS IMPORTAM: O GENOCIDIO DA POPULAÇAO NEGRA NO BRASIL

Larissa Correa Vidales, Janaína do Amaral Teixeira da Rosa, Laura Morais Machado

Resumo


INTRODUÇÃO: A palavra genocídio originou-se do grego “genós” que significa família e do latim “caedere” que significa matar. No Brasil, o jovem negro tem sido alvo de constantes assassinatos, deixando claro que, no contexto atual, temos uma nova roupagem para este ato: o extermínio da população negra, que atinge crianças e adolescentes, independente de sua escolaridade. É estimado que 42 mil habitantes, de cor preta, com idade entre 12 e 18 anos terão suas vidas ceifadas.OBJETIVO: Abordar o genocídio da população negra no país. METODOLOGIA:Trata-se uma revisão narrativa feita com base em artigos científicos e livros.RESULTADOS: Levando em consideração os dados apontados o extermínio da juventude negra está impregnado ao olhar social no qual compreende o menino preto e pobre como menor e não como um sujeito.O jovem negro tem mais chance de morte do que o branco, não só pela cor, mas sim, devido aos resquícios do período escravocrata. CONSIDERAÇÕES: A sociedade recorta o jovem negro e incrimina injustamente, fazendo com que este grupo seja mais marginalizado, pois encontram-se em becos e vielas. Muitas vezes, podemos notar que o jovem é visto com pouca frequência em sala de aula, larga os estudos para ajudar com os custos em casas. E acaba morrendo com pinho sol em mãos ao ser confundido com uma arma, apenas ser negro ou por serem todos “iguais”. A justiça, a educação, a violência e a desigualdade só servem pra negros. Por quê?

Palavras-chave: Extermínio. Genocídio. Escravocrata.


Palavras-chave


Extermínio. Genocídio. Escravocrata.

Referências


CHAVES, M. N. PARA ALÉM DA COR: questão social e genocídio da juventude negra,IV Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2013.

FILHO, M C B S CONCEITO DE GENOCÍDIO NA HISTÓRIA BRASILEIRA: a visão atual de violência e racismo de Abdias do Nascimento Mestrado em Ciências Políticas em área de concentração em Direitos Humanos, Cidadania e Estudo sobre Violência, do Centro Universitário Euro Americano (UNIEURO), 2016.

FLORES, T. direitos humanos Diversas Abordagens Genocídio da Juventude Negra no Brasil: as Novas Formas de Guerra, Raça e Colonialidade (é junto) do Poder, 2016.

GOMES N L L ABORNE A A P PEDAGOGIA DA CRUELDADE: RACISMO E EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE NEGRA. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil, 2018.

SILVA, M.R A carne mais barata: política criminal e extermínio da juventude negra de Santa Rita, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA