ABC PARA AUTISTAS - UTILIZANDO A REALIDADE VIRTUAL NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTAS

Vilson Eledir de Moraes Rodrigues, Wagner Gadea Lorenz

Resumo


INTRODUÇÃO: A busca por métodos de inclusão e de aprendizagem para crianças com transtorno do espectro autista é tema de vários cursos de capacitação para docentes e profissionais da educação. OBJETIVOS: Projetar e desenvolver um jogo de plataforma Android capaz de imergir crianças com necessidades especiais em um ambiente de realidade virtual interativo, realizando tarefas educacionais e de desenvolvimento psicomotor. METODOLOGIA: Com base nas tecnologias existentes e análise dos requisitos necessários, criou-se um modelo tridimensional de uma sala de aula baseada em estudos de modelos didáticos amplamente testados, que oferecem todas as ferramentas necessárias para a criação de interações educacionais. RESULTADOS: Foi desenvolvida a aplicação para utilização com óculos virtual ou em modo tela cheia onde o jogador associa as letras do alfabeto com a palavra correspondente utilizando sensores do telefone celular. CONCLUSÃO: O aplicativo se mostrou de grande valia quando analisado a aplicabilidade em instituições de ensino para crianças autistas. Já a utilização dos óculos de realidade virtual evita distrações externas ao ambiente do jogo, algo que é muito importante para o aprendizado destas crianças. O uso do movimento de cabeça na seleção de objetos no mundo virtual auxilia o desenvolvimento da coordenação motora da criança.

Palavras-chave


Ulbra, Sistemas de Informação, Autismo, Realidade Virtual, VR, Transtorno do Espectro Autista

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA