DIDÁTICA GERAL: UM NOVO OLHAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Paula Tatiana Silva Silveira Ribeiro, Sílvia Maria Barreto dos Santos

Resumo


DIDATICA GERAL: UM NOVO OLHAR PARA EDUCUCAÇÃO INFANTIL

INTRODUÇÃO: O presente resumo refere-se ao relato do estágio curricular de formação de professores, do curso de Pedagogia, desenvolvido com curso Normal no Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura. Durante muito tempo, a escola de educação infantil esteve vinculada a um sistema de assistencialismo, tendo como foco os cuidados básicos da criança. Hoje com a transformação da sociedade a educação tem outra ênfase, desta forma, a temática do projeto justiça-se pela importância de despertar no curso normal um novo olhar para o ensino nas creches e pré-escolas. O projeto apresenta como objetivos, construir conceitos e compreender a base nacional comum curricular da educação infantil, analisar a importância da organização do espaço físico e do ambiente, reconhecer a relevância do lúdico no processo de aprendizagem, além de possibilitar reflexão sobre a prática pedagógica e a relação de ensino e aprendizagem visando o pleno desenvolvimento de competências dos alunos do curso Normal. DESENVOLVIMENTO: O projeto, portanto, contemplou situações de aprendizagem diversificadas, utilizando estratégias, como trabalhos em grupo, conversações dialogada, estudos de caso, atividades orais e escritas, vídeos, cartazes e confecção de maquete, dentre outras práticas educativas significativas para formação de professores. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por fim, durante o estágio de formação, foram realizadas ações pedagógicas visando o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento, disponibilizando espaço de reflexão, socialização e motivação para a prática docente.

Palavras-chave: formação de professores, educação infantil, aprendizagem.


Palavras-chave


Formação de Professores, educação infantil, aprendizagem

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