A CONSTRUÇÃO DO CIDADÃO CONCIENTE E CRITICO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO

Antonia Cristina Dias Souza, Sílvia Maria Barreto dos Santos

Resumo



INTRODUÇÃO: O presente trabalho visa relatar ações desenvolvidas durante Estágio Curricular de Formação de professores e educação profissional em ambientes escolares e/ou não escolares, desenvolvido no 2°ano do Ensino Médio, em Sociologia, turno da manhã, realizado na EEEM Antônio Vicente da Fontoura, supervisionado pela professora orientadora Sílvia Maria Barreto dos Santos. O projeto abordou a temática “A construção do cidadão consciente e critico através da educação”, visando utilizar a sociologia para desenvolver um processo de ensino aprendizagem que marque positivamente os alunos referentes às questões sociais, fator essencial na construção pessoal e profissional de cada indivíduo. Uma vez que a mesma é uma excelente forma de discutir, aprender e conhecer assuntos que mostrem o quão essencial o ato de estudar é na nossa vida. DESENVOLVIMENTO: A estratégia de trabalho pedagógico foi composta por dinâmicas, leitura, escrita, discussão e reflexão, pesquisas sobre a temática proposta, elaboração de resenha, realização de trabalhos de forma individual e em grupos, visando proporcionar aos alunos acesso aos conhecimentos sociológicos, bem como levá-los a compreensão mais elaborada, histórica, ativa e critica dentro da sociedade na qual está inserido, tornando-os mais críticos e conscientes sobre seus direitos e deveres. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O Estágio de Formação de Professores me proporcionou vivenciar experiências enriquecedoras em minha vida acadêmica, me desafiando constantemente na construção do processo de ensino aprendizagem e possibilitou vivenciar a prática pedagógica da minha profissão.

 

Palavras-chave: Estágio Curricular, Sociologia, Formação de professores.

 

 

 

 


Palavras-chave


Estágio Curricular, Sociologia, Formação de professores.

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