A importância da Educação Física Infantil

Uiliam Marcelo Mença, Mauricio Mallmann Prates

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido durante os primeiros meses do Estágio I - Educação Infantil Curso de Educação Física (Licenciatura), ofertado pela Ulbra Campus Cachoeira do Sul, tendo como objetivo desenvolver atividades lúdicas e psicomotoras colocando  em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação.O estágio I foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Paulo,na cidade de  Candelária - RS, totalizando uma carga horária de 50horas/aulas ministradas em uma  turma de Educação Infantil, composta por  17 alunos com idade de 4 a 5 anos. No começo já era visível a dificuldade que haveria no decorrer do estágio por se tratar de uma turma muito agitada, diante disto procurei realizar atividades mais dinâmicas e que envolvesse todos ao mesmo tempo. Pode-se relacionar a teoria e prática, comprovando a importância da educação motora e do lúdico na educação infantil, sendo um componente curricular indispensável para o aprimoramento das habilidades das crianças, de modo a estimular o cognitivo e as habilidades motoras de maneira conjunta. Assim, não se trata apenas de aplicar atividades pura e meramente para passar o tempo ou como simples diversão na hora de lazer das crianças; cada atividade deve ser pensada e fundamentada,sendo  aplicada com metodologia mais adequada para cada turma. É desse conjunto que depende o sucesso das aulas e assim aumentar o reconhecimento da importância da disciplina de Educação Física na Educação Infantil.


Referências


Referências

ASSUNÇÃO, I.B. A importância do movimento corporal para a aprendizagem em fase inicial.

CABRAL, S. V. Psicomotricidade relacional – prática clínica e escolar. Rio de Janeiro: Ed. Revinter, 2001.

BASEI, A. P. A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF. Vol. 3, 1998.

BURGUER, L.C.; KRUG, H..N. Educação Física Escolar: um olhar para a educação infantil. Disponível em:


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA