MERCADO COMUM DO SUL – MERCOSUL: SEUS OBJETIVOS, CARACTERÍSTICAS E CONTRIBUIÇÕES
Resumo
Luan Torres da Rosa1, Celia Juliane de Menezes Felizardo1, Cíntia Maria da Silva Jungblut1, Gustavo Rohde de Azevedo1, Orlando Ferreira da Silveira1.
Universidade Luterana do Brasil.
luantdr@outlook.com
INTRODUÇÃO - Fundado em 1991, o Mercado Comum do Sul, é um Bloco Econômico formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Sendo a iniciativa mais abrangente entre os países da América Latina, a fim de garantir a consolidação econômica, política e social dos países-membros. OBJETIVO – Este resumo, objetiva identificar as características do MERCOSUL, que tem como finalidade contribuir para tornar a economia dos países-membros mais competitiva, gerar empregos e melhorar o padrão de vida da população. Portanto, o MERCOSUL, tem por objetivo maior, tornar o mercado entre as fronteiras, único e mais amplo, o que permitiria a produção em larga escala, para reduzir a escala e aumentar a produtividade dos produtos. METODOLOGIA - Para atingir o objetivo, realizou-se pesquisa bibliográfica em sites da Internet. RESULTADOS – Desta forma, foi possível verificar que além dos membros fundadores, a Venezuela também integrou o MERCOSUL, aderindo ao bloco em 2012, entretanto está suspensa desde 2016 por descumprir o Protocolo de Adesão e por violação da Cláusula Democrática do Bloco. CONCLUSÃO - Com base nestes estudos, concluiu-se então que o MERCOSUL estimula a economia dos países-membros, através da livre circulação interna de bens e serviços, da Tarifa Externa Comum (TEC) no comércio com países de fora do bloco e através da adoção de uma política comercial comum.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão
Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA