Discussões de gênero e sexualidade no ambiente escolar

Hanna Brendler, Lisane Félix Veloso, Cleusa Helena Rockembach Mazuim

Resumo


A vida escolar e profissional de jovens e adultos LGBT é marcada por tratamentos preconceituosos, medidas discriminatórias, ofensas, ameaças e agressões físicas e verbais que perpetuam uma ''pedagogia do insulto''. Sendo assim, o presente trabalho se propôs reconhecer como, historicamente, as relações de gênero e diversidade vêm se apresentando na sociedade. Após identificar razões para que este tema seja abordado no ambiente escolar. E, por último, aprofundar-se, teoricamente sobre a posição de especialistas a respeito da inserção do debate relativo a gênero e diversidade sexual nas escolas, fazendo-se então, necessária a reflexão sobre a importância do conhecimento como instrumento para promover uma sociedade menos violenta e preconceituosa. Logo, a investigação deste artigo é qualitativa, de caráter exploratório, visto que foi conduzida a partir de pesquisa bibliográfica acerca do tema, no intuito de organizar fundamentação teórica pertinente a este trabalho cientifico. Diante disso, através de pesquisas bibliográficas, constatou-se que o principal motivo dos debates sobre gêneros não ser tão abordados, e do processo de evolução ser tão lento, é por conta do machismo enraizado em nossa sociedade. Trabalhar questões de gênero, sexo e sexualidade na escola ainda é alvo de discussão e polêmica, pois há os/as que afirmam que tais assuntos devam ser discutidos no âmbito privado, sendo, portanto, responsabilidade das famílias. Outros temem que, as crianças sejam despertadas precocemente para o assunto, pois ainda se tem a ideia de que elas devam ser preservadas com sua “ingenuidade”.


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