PERFIL CLÍNICO E SOCIODEMOGRÁFICO DO PÚBLICO ALVO DE UMA CLÍNICA ESCOLA NO PERÍODO DE 2016 A 2018

Gabriela Kasper Couto, Laura Morais Machado

Resumo


INTRODUÇÃO: O Núcleo de Atendimento Psicológico – NAP – atua desde 2000 oferecendo serviços de tratamento individual, familiar e grupal à população cachoeirense desde a infância até a senilidade. Sua equipe atualmente é composta por 03 supervisores do Curso de Psicologia e 14 estagiários atuantes nas abordagens Psicanalítica, Sistêmica e Cognitivo-Comportamental.  OBJETIVOS: Delinear o perfil clínico e sociodemográfico do público atendido na clínica escola de psicologia em uma universidade privada. METODOLOGIA: Foi realizada uma análise quantitativa de dados levantados através dos prontuários disponíveis. RESULTADOS: Foram avaliados 225 prontuários entre 2016 e 2018. Os resultados demonstram predominância de 56% do gênero feminino em relação aos 44% de homens que buscam pelo serviço. Ainda, 73% dos pacientes são solteiros. Já a faixa etária, ambas com 31% de predominância, é de 0-9 e 10-19 anos. As queixas principais são de instabilidade emocional, dificuldades em relacionamentos e de aprendizagem. A renda não foi informada por mais de 50% do público, enquanto 21% referiram receber 1 a 2 salários mínimos. Residem, predominantemente, no Bairro Noêmia, com até 03 indivíduos. Ademais, 22% não compareceram na entrevista inicial. CONCLUSÃO: Verificou-se que o perfil predominante é de crianças e adolescentes do gênero feminino com instabilidade emocional, dificuldades em relacionamentos e de aprendizagem. Residem, predominantemente, com até 03 pessoas e no Bairro Noêmia. Contudo, a baixa quantidade de dados pode refletir inconsistência no perfil encontrado. Portanto, orienta-se melhor controle demográfico e socioeconômico do público.


Palavras-chave


Clinica escola, dados sociodemográficos, psicologia clínica.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA