Grupos de estudos Esperando: Gestação e Maternidade sob um enfoque Psicanalítico

Chaiane Goulart Alves, Melissa Carla Streck Bundt, Isadora Ferretti Gonçalves, Jessica da Silva Netto, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: O grupo de estudos Esperando foi criado com o objetivo de contribuir teoricamente com o tema da gestação e maternidade no enfoque psicanalítico. Grupos de estudos são oportunidades de aprendizagem através da imersão e compartilhamento de conhecimento. Por considerar-se a gravidez um momento marcante na vida da mulher, já que passa por inúmeras modificações em seu organismo, tanto físicas quanto psíquicas, intervenções a nível primário são pertinentes. O estudo na abordagem psicanalítica permite pensarmos a gestação e maternidade baseado na história de vida da mulher, na história do casal, da pré- história da criança e do banho de linguagem. DESENVOLVIMENTO: Os encontros do grupo ocorrem quinzenalmente com duração de uma hora, planejado para acontecer em sete encontros. O grupo realizou uma revisão da literatura em livros. Alguns acadêmicos ficaram responsáveis por coordenar os seminários a cada encontro, contribuindo teoricamente com o grande grupo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O grupo de estudos é uma maneira eficaz de aprendizado, os participantes muitas vezes compartilham insights únicos, agregando no conhecimento dos demais, sendo visto como uma oportunidade para se beneficiar do saber aprendendo uns com os outros. O grupo de estudos se encontra em andamento. E, de maneira em geral o grupo vem alcançado seus objetivos de maneira significativa.

Palavras-chave


Gestação, Maternidade, Psicanálise

Referências


SZEJER, Myriam; STEWART, Richard. Nove meses na vida da mulher Uma abordagem psicanalítica da gravidez ao nascimento. 322pag. Editora:Casa do Psicólogo. São Paulo 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA