A IMPORTÂNCIA DA ESCALA DE MORSE NA PREVENÇÃO DE QUEDAS

Daniela Dal-Ri, Daniele Bittencourt Buske, Igor Goulart Lopes, Luiza Cremonese

Resumo


Introdução

A hospitalização aumenta o risco de queda, pois os pacientes se encontram em ambientes que não lhe são familiares, muitas vezes são portadores de doenças que predispõem à queda, e muitos dos procedimentos terapêuticos, como medicamentos, podem aumentar esse risco. Por esses motivos a Escala de Queda de Morse é fundamental para a prevenção de quedas.

Desenvolvimento

A Escala de Queda de Morse deve ser aplicada em todos os pacientes maiores de 18 anos, no momento da admissão do cliente, assim como quando existe alteração da condição clínica do cliente ou quando existe uma queda.

A avaliação possui seis itens principais, como antecedentes de queda, diagnóstico secundário, deambulação, dispositivo intravenoso, marcha e estado mental. O resultado obtido é indicativo do risco de queda, quanto maior o score maior o risco. Considera-se alto risco de queda quando o resultado obtido através da aplicação da escala é igual ou superior a 45 pontos.

Baseando-se nas informações citadas, foi aplicada a escala em campo, em paciente que apresentava sinais de risco de queda, como por exemplo, diagnóstico secundário, histórico de queda, marcha reduzida e uso de bengala, seu score superou 45 pontos, necessitando assim, uso da pulseira azul de identificação.

Considerações finais

A Escala de Queda de Morse tem grande importância para a segurança do paciente, promovendo maior cuidado no âmbito hospitalar e auxiliando a equipe, onde reduz o tempo de avaliação de risco já no primeiro contato com o paciente e melhorias das informações sobre as medidas de prevenção de queda.


Palavras-chave


risco, Escala de Queda de Morse, prevenção.

Referências


DIAS, Maria José Martins da Costa; MARTINS, Teresa; ARAÚJO, Fátima. Estudo do ponto de corte da Escala de Quedas de Morse (MFS). Disponível em:< http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832014000100008> Acesso em: 10 out 2019.

BARBOSA, Pedro; CARVALHO, Luís; CRUZ, Sandra. Escala de Quedas de Morse: Manual de utilização. Disponível em:< https://www.esenf.pt/fotos/editor2/i_d/publicacoes/978-989-98443-8-4.pdf> Acesso em: 10 out 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA