ATUAÇÃO DOS BOLSISTAS VOLUNTÁRIOS DE EXTENSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

Eduarda Síria dos Santos e Silva, Maria Eduarda Santos Carpes, Cristian Moreira Fraga, Silvia Maria Barreto dos Santos

Resumo


INTRODUÇÃO: Este estudo realiza uma análise crítico reflexiva do trabalho discente voluntário na Universidade Luterana do Brasil, Campus Cachoeira do Sul. Objetivamos desvelar a situação do trabalho dos discentes voluntários na ULBRA Cachoeira do Sul, bem como realizar uma avaliação das condições deste voluntariado, averiguando se a Bolsa Voluntária de Extensão contribui para a comunidade, para os discentes, docentes e para a Instituição de Ensino Superior. DESENVOLVIMENTO: Para realizarmos este projeto, consultamos diversos artigos, livros, a coordenação acadêmica do Curso de Pedagogia, realizamos uma análise do Relatório Analítico do Projeto de Extensão e uma pesquisa qualitativa com os bolsistas voluntários de extensão, através de um questionário estruturado, enfocando os benefícios em se tornar um bolsista voluntário de extensão. As ações efetivadas pelos bolsistas voluntários articulam as funções básicas da Universidade: extensão-pesquisa-ensino, uma vez que envolve acadêmicos e professores do Curso, abrangendo escolas de Educação Básica e o Curso de Pedagogia. Uma das ações mais importantes desenvolvida é a promoção do SIEDUCA. Além desta, os bolsistas efetivaram as seguintes atividades: Aula Magna; Sieduquinha; Semana Acadêmica; Palestras e oficinas pedagógica; Subprojeto A Magia do Lúdico na Alfabetização; Subprojeto Toca Literária; Projeto de pesquisa sobre o Desempenho Escolar na Rede Pública de Cachoeira do Sul. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Constatamos que o trabalho como bolsista voluntário de Extensão possibilitou aos acadêmicos o aprendizado em vários âmbitos da vida acadêmica, mudança de mentalidade e possibilidade de vislumbrar novas perspectivas acadêmicas, além de contribuírem para a comunidade e para a Universidade.


Palavras-chave


formação inicial, formação continuada, voluntariado

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA