GRUPO DE ESTUDOS: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA

Melissa Carla Streck Bundt, Natielly Rosa de Azambuja, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: O ser humano é um ser sociável que pertence à determinada comunidade sentindo-se inserido a um grupo. Desta forma, o processo grupal é um tema importante para a psicologia. A interação presente no trabalho com grupos de estudos permite assimilar as informações de forma abrangente, pois a contribuição que cada indivíduo traz ao grupo sobre suas próprias leituras passa a fazer sentido quando compartilhado. OBJETIVO: Promover a reflexão acerca da formação de grupo de estudos, buscando a produção de saberes sobre determinada temática como meio facilitador para que ocorra o aprendizado. METODOLOGIA: Formação do grupo de estudos “Esperando” com acadêmicos da Psicologia através de encontros quinzenais na Universidade, quando se realizou uma revisão bibliográfica de literatura, procurou-se contribuir teoricamente com futuras intervenções em grupos de estudos. RESULTADOS: O trabalho em grupo de estudos é considerado meio propício para o aprendizado e apropriação do conhecimento, pois permite a coesão e a comunicação entre seus membros, troca de informações e o compartilhamento de experiências. O grupo de estudos pode constituir-se em meio facilitador para a reflexão e a tomada de consciência de aspectos importantes dos textos estudados. O grupo pode ser entendido como espaço de compartilhamento, considerando a produção de sentidos como processo dialógico que promove novas percepções e proporciona a diferença na intervenção. CONCLUSÃO: É na constituição de sentidos realizada em grupo que se consolida a aprendizagem, permitindo a apropriação do conhecimento diante das temáticas estudadas. O grupo possibilitou a construção de saberes, sendo aperfeiçoado em experiências compartilhadas.


Palavras-chave


Grupo de estudos, interação, psicologia.

Referências


XAVIER, Ivonete Batista. O ESTUDO EM GRUPO COMO MÉTODO DE ENSINO EM PSICOLOGIA. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 28, n. 2, p. 65-70, Junho 1975 . Disponível em: . acesso em: 23 de outubro. http://dx.doi.org/10.1590/0034-716719750002000010.


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