ANÁLISE DO CONHECIMENTO CONTÁBIL POR PARTE DOS GESTORES DE EMPRESAS DE CACHOEIRA DO SUL / RS

Gregory Trojahn Rosa, Adriana Porto

Resumo


INTRODUÇÃO: A contabilidade é fundamental para toda e qualquer organização, independente de sua estatura, segmento e de sua forma de tributação. Por meio da contabilidade, a empresa sabe o valor de suas receitas, despesas, custos, ativos e passivos, a lucratividade e rentabilidade do empreendimento, produtividade da mão de obra e através disso, pode elaborar um bom planejamento tributário. A partir de demonstrações contábeis corretas, coletadas por essas áreas, é possível que se forneça relatórios ou demonstrativos que proporcionem a tomada de decisão por parte dos gestores, que investiga onde há mais gastos, podendo diminuir alguma despesa ou fazer novos investimentos.

OBJETIVO: Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar o grau de conhecimento contábil por parte dos gestores de empresas de Cachoeira do Sul - RS e o impacto para a tomada de decisão gerencial.

METODOLOGIA: Para atender a tal objetivo este trabalho tem uma abordagem qualitativa, descritivo quanto ao seu objetivo tendo como método a pesquisa de campo. Será aplicada uma entrevista semiestruturada onde serão coletadas informações com caráter opinativo de forma a entender a percepção a respeito do tema que está sendo pesquisado.

DISCUSSÃO: Os entrevistados são da cidade de Cachoeira do Sul-RS e atuam como gestores de empresas em áreas específicas que foram escolhidas com caráter objetivo para a realização dessa pesquisa.

CONCLUSÃO: Como conclusão preliminar advindas do referencial teórico, será visto assuntos acerca de Princípios da contabilidade, objetivos da contabilidade, contabilidade gerencial, contabilidade de custos e tomada de decisão.

Palavras- chaves: Contabilidade, conhecimento contábil, gestor


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA