RELATO DE OBSERVAÇÃO: DOENÇA DE ALZHEIMER E ENVELHECIMENTO

Jessica Pastoriza Wiedenhoft, Carina Zimmer Badek, Lucélia Gláucia Kirchhof Oestreich, Letícia da Silva Ventura

Resumo


INTRODUÇÃO: Vivemos diante de um aumento na expectativa de vida das pessoas, mas esta possibilidade de longevidade encontra-se suscetível diante de um fator fundamental: a saúde. Com a chegada do envelhecimento as condições crônicas de saúde tendem a piorar e entre elas está a doença de Alzheimer (DA). A partir de uma divulgação da associação Brasileira de Alzheimer, existe cerca de 1,2 milhões de pessoas com a doença. Alzheimer é uma patologia crônica, com declínio dos domínios cognitivos, tais como: perda da memória, prejuízo da linguagem, do raciocínio e da autonomia. Além disso, o paciente pode apresentar depressão, ansiedade, agitação, apatia, alucinações, comportamentos motores inadequados, psicoses, mudança de personalidade e alterações na qualidade do sono, apetite e libido. Alguns estudos apontam que aproximadamente 90% das pessoas com demência são acometidas por estes sintomas. DESENVOLVIMENTO: A escolha do tema foi através de observações da disciplina de Estágio Básico III, realizadas em um asilo na cidade de Cachoeira do Sul- RS. A Paciente com 84 anos apresenta um discurso desorganizado, picos de agressividade, perda da autonomia e desorientação cognitiva. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante das observações dos comportamentos e do discurso da paciente, pode-se ter uma hipótese diagnóstica de transtorno neurocognitivo leve: possível doença de Alzheimer. Sugerem-se mais estudos e pesquisas que contribuam para a melhora na qualidade de vida dos idosos que apresentam algum tipo de transtorno.


Palavras-chave


demência, hipótese diagnóstica, transtorno

Referências


American Psychiatry Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental disorders - DSM-5. 5th.ed. Washington: American Psychiatric Association, 2013.

BERNARDO, Lilian Dias. Idosos com doença de Alzheimer: uma revisão sistemática sobre a intervenção da Terapia Ocupacional nas alterações em habilidades de desempenho. Cad. Bras. Ter. Ocup., São Carlos , v. 26, n. 4, p. 926-942, Dec. 2018 . Available from . access on 24 Oct. 2019. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoar1066

FRONZA, Joice Laíse; PILLATT, Ana Paula. Tratamentos psicológicos para idosos com doença de alzheimer: uma revisão narrativa. Psic., Saúde & Doenças, Lisboa , v. 19, n. 3, p. 764-775, dez. 2018 . Disponível em .


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA