Educação Fiscal

Adriano Eroni Teixeira Marques Júnior, Rochele Ferreira Silva, Adriana Porto

Resumo


 

Diante das recentes manifestações que tomaram conta do Brasil, percebemos a dificuldade da população em entender o verdadeiro exercício da cidadania. É preciso que a sociedade entenda o que é ser cidadão. Faz-se necessário refletir se as crianças e jovens que serão o futuro dessa nação se estão sendo preparadas adequadamente em casa, nas escolas, para compreender desde cedo o verdadeiro significado da palavra cidadão.

A educação fiscal é uma ação que tem como intuito a construção de uma consciência voltada para o exercício da cidadania, porém na prática há uma desconexão. Ensinar que toda a população mundial que vive em uma casa, em um bairro, em uma cidade, estado e em algum país possui direitos e obrigações iguais pertinentes às leis de onde vive. A criança/jovem deve aprender desde cedo que “cidadão é a pessoa que cumpre seus deveres e exige seus direitos” e que com essa prática o indivíduo exerce a cidadania.

Portanto, a educação fiscal surge como instrumento na promoção sócio econômica do ser e que a família, a escola, como instituições formadoras de cidadãos, é responsável pela mudança social, e o processo educacional quanto mais cedo melhor.


Palavras-chave


Educação Fiscal, Cidadania e Estudantes

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA