A CRIANÇA E O ADOLESCENTE EM ATENDIMENTO PSICOLÓGICO: O PACIENTE IDENTIFICADO

Débora Clarice Favero Quevedo, Jéssica Plate Loreto, Thaiane Oliveira da Silva, Letícia da Silva Ventura, Laura Morais Machado

Resumo


INTRODUÇÃO: O paciente na dinâmica relacional familiar, sob a ótica da teoria sistêmica, também é nomeado como paciente identificado, sendo este o depositário do sintoma familiar. A posição de depositário do sintoma familiar prejudica diálogos e reflexões sobre as relações entre os membros da família, o que se associa a fatores de risco individual e familiar. OBJETIVO: Identificar se o encaminhamento de crianças e adolescentes para a Clínica Escola Núcleo de Atendimento Psicológico (NAP), está relacionada à demanda do contexto familiar. METODOLOGIA: Foi realizado um questionário através do formulário online do Google, com os estagiários da Clínica Escola NAP, da Universidade Ulbra, Cachoeira do Sul do ano de 2019. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise dos dados coletados aponta que 76% dos casos de crianças e adolescente estão correlacionados com a dinâmica familiar. O movimento do grupo familiar em negar questões pessoais e conflitos existentes, diz muito sobre a saúde mental da família, com isso, é eleito um membro familiar como paciente. Geralmente a sintomatologia da criança e do adolescente, reflete a doença em um ou ambos os pais, ou na situação social desse sujeito, sendo isso o que necessitará de atenção. CONCLUSÃO: Apresentar um membro da família como único a precisar de atendimento psicológico é muito comum, e a criança e o adolescente geralmente representam a maioria desses casos. Os resultados do levantamento realizado apontam que é importante o engajamento dos cuidadores no processo terapêutico, para proporcionar um ambiente mais saudável para a melhoria da saúde mental do paciente.


Palavras-chave


psicoterapia, infância, adolescência

Referências


RIZZO, Elisabeth Maria Bortolotto; SCHMIDT, Beatriz. Um olhar sistêmico sobre o “paciente identificado”: revisão crítica da literatura. In: III CONGRESSO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FSG, 2015, Caxias do Sul, Anais, v.3, n.3. 2015.

SEI, Maíra Bonafé; SOUZA, Carolina Grespan Pereira; ARRUDA, Sérgio Luiz Saboya. O sintoma da criança e a dinâmica familiar: orientação de pais na psicoterapia infantil. Revista do Nesme, São Paulo, v.2, n.5, p.101-219, dez. 2008.

SOUZA, Bruna Maria de.; SEI, Maíra Bonafé. A localização da queixa familiar em um paciente identificado. Revista Conexão UERG, Ponta Grossa, v.10, n.1, p. 102-111, jan./jun. 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA