ENFERMEIRO E PUERICULTURA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Maristela de Fátima da Silva, Karen Kersting de Oliveira, Luiza Cremonese

Resumo


INTRODUÇÃO: A puericultura na Atenção Primária à Saúde (APS) objetiva o acompanhamento da criança avaliando crescimento e desenvolvimento ininterrupto para manter a saúde e reduzir doenças. OBJETIVOS: Realizar uma revisão narrativa sobre a importância do enfermeiro na puericultura. METODOLOGIA: A revisão foi realizada através de consulta a artigos científicos selecionados nos bancos de dados SciELO e LILACS. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A saúde da criança ocupa espaço prioritário nas políticas públicas brasileiras focando na promoção à saúde e integralidade do cuidado. Nesse sentido os enfermeiros que atuam na APS devem realizar a puericultura observando a caderneta da criança e cumprindo o preconizado pelo Ministério da Saúde. A puericultura incorporada ao trabalho do enfermeiro também é denominada consulta de enfermagem, potente ferramenta, dinâmica, de baixa complexidade que oportuniza a vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil, reduzindo as internações e a mortalidade em crianças com menos de cinco anos por causas preveníveis. Os profissionais devem planejar ações embasadas no vínculo com as famílias, acolhimento, reconhecimento da realidade e contexto de vida, considerando a criança inserida no ambiente familiar e comunidade. CONCLUSÃO: O enfermeiro de APS é peça fundamental na redução de internação e morbimortalidade infantil, na escuta qualificada, anamnese e exame físico/desenvolvimento neuropsicomotor completo, realiza ações de proteção, prevenção de agravos e promoção da saúde da criança. Para realizar uma consulta de puericultura com qualidade, os enfermeiros devem receber educação permanente em saúde, estar sensibilizados a criança como prioridade em sua agenda, planejar e implementar ações efetivas dentro da necessidade dessa população.


Palavras-chave


Enfermagem; Estratégia Saúde da Família; desenvolvimento infantil

Referências


BRITO,Geovânia Vieira de; et al. Consulta de Puericultura na Estratégia Saúde da Família: Percepção de Enfermeiros. Revista de APS, vol. 21, no. 1, p. 48 55.Jan/Mar 2018. Disponível em:. Acesso em 27 out 2019.

MOREIRA,Mayrene Dias de Sousa; GAÍVA, Maria Aparecida Munhoz . Abordagem do contexto de vida da criança na consulta de Revista de

Pesquisa: Cuidado é fundamental, vol 9, no. 2, p. 432 440. Abr Jun 2017. Disponível em: . Acesso em 30out 2019.

MOREIRA,Mayrene Dias de Sousa; GAÍVA, Maria Aparecida Munhoz. Comunicação do enfermeiro com a mãe/família na consulta de enfermagem à criança.Revista Ciência, Cuidado e Saúde, vol. 15, no. 4, p. 677 684. Out/Dez 2016. Disponível em: . Acesso em01 nov 2019.

PEREIRA, Mayara de Melo;et al . Prática educativa de enfermeiras na atenção primária à saúde, para o desenvolvimento infantil saudável. Revista Cogitare Enfermagem, vol. 20, no. 4, p. 01 07. Out/Dez 2015. Disponível em: . Acesso em 02 nov 2019.

TOMÉ, Marcela Ariadne Braga Gomes.Avaliação da integralidade, coordenação do cuidado, orientação familiar e comunitária sob a ótica das internações por condições sensíveis em crianças de 0 até 5 anos. Tese (Mestrado em Promoção da Saúde) Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, p. 96. 2017. Disponível em: . Acesso em 29 out 2019.

VIEIRA, Daniele de Souza;et al. A Prática do Enfermeiro na Consulta de Puericultura na Estratégia Saúde da Família. Revista Texto & Contexto Enfermagem, vol.27, no. 4, 10p. Dez 2018. Disponível em: . Acesso em 01 nov 2019.


Apontamentos



Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA