ANSIEDADE E DESEMPENHO: ESTUDO COM DUAS EQUIPES DE FUTSAL

Anderson Cristiano Tischler, Silmar Zanon

Resumo


 

A ansiedade é um fator psicológico importante e muito encontrado nos ambientes esportivos, sendo este fator um aspecto presente também na modalidade Futsal. O nível de ansiedade pré-competitiva e o fator emocional exercem influência sobre os atletas a melhorar seu desempenho em quadra.

O presente estudo tem como objetivo investigar os níveis de ansiedade traço-estado de vinte e quatro atletas de futsal. O grupo de estudo foi composto por 28 atletas, sexo masculino, idade entre 18 a 33 anos, das equipes ASSAF FUTSAL da cidade de Santa Cruz do Sul, RS e APF da cidade de Parobé, RS. Foi aplicado um questionário denominado Inventário do Estado de Ansiedade Competitiva - II (CSAI-2, Martens, Burton, Rivkin e Simons, 1980), aplicado 30 minutos antes de uma partida válida pelo Campeonato Estadual Série Ouro 2019. O questionário é composto por 27 questões e são divididas em três escalas: ansiedade somática, cognitiva e autoconfiança.

Nesta pesquisa não foram encontrados resultados com diferenças significativas entre os níveis de ansiedade dos participantes em comparação entre as duas equipes. Sabe-se que muitos fatores podem influenciar no desempenho de atletas em uma competição, dentre eles pode-se destacar: torcida, arbitragem, competição fora e dentro de casa, família, técnicos dentre outros. Sugere-se que futuros estudos possam investigar não somente os aspectos psicológicos, mas também os fatores fisiológicos na tentativa de confrontar os resultados obtidos destas variáveis. A ansiedade, assim como outros fatores psicológicos, é determinante para o desempenho.

 

Palavras chave: avaliação, emocional, rendimento.


Palavras-chave


avaliação, emocional, rendimento

Referências


WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

MARTENS, R.; VEALEY, R. S.; BURTON, D. Competitive anxiety in sport.

Champaign: Human Kinetics, 1990.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA