A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO INFANTIL

Michele de Barros Corrêa, Lucélia Gláucia Kirchhof Oestreich, Nathalia Siqueira Marques, Laura Morais Machado

Resumo


INTRODUÇÃO Os vínculos afetivos têm seu desenvolvimento a partir dos relacionamentos durante a primeira infância, pussuindo impacto na saúde mental e em seu emocional à medida que crescem. O transtorno depressivo maior é um diagnóstico onde os primeiros sintomas podem aparecer durante a infância, acarretando prejuízos que, se não tratados precocemente, se prolongam por sua vida. OBJETIVO aprofundar os conhecimentos das técnicas utilizadas para a depressão infantil dentro da abordagem cognitivo-comportamental. METODOLOGIA foi realizado revisão narrativa, incluídos artigos em língua portuguesa, das bases SCIELO e Google Acadêmico. DISCUSSÃO A depressão infantil apresenta sintomatologia semelhante a depressão na idade adulta, incluindo mudanças de humor, diminuição do nível de energia e dificuldade de concentração. É comum maior irritabilidade, raiva ou hostilidade. O uso de atividades lúdicas e fantasia entram no universo da criança, proporcionando maior compreensão da prática clínica infantil. O trabalho da Terapia Cognitivo-Comportamental é reconhecer as distorções no pensamento e praticar reformulações de uma maneira mais adaptativa. CONSIDERAÇÕES FINAIS A TCC funciona tanto para adultos quanto para crianças e adolescentes, frequentemente usada para reduzir o risco de recaída. As habilidades de resolução de problemas e modificação de comportamento fornecidas, podem ser utilizadas para tratar sintomas remanescentes. Um terapeuta da TCC é como um treinador que ajuda as crianças a mudarem a maneira de pensar sobre determinadas situações, ensinando como abordar essas situações para melhorar seu humor. Essa abordagem terapêutica trata de padrões e distorções negativas na maneira como encaramos o mundo e a nós mesmos.


Palavras-chave


psicopatologia infantil; psicoterapia; tcc.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA