PERFIL DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA X DO RAMO DE COMERCIO AGRICOLA

Milena Gehrke Trindade, Orlando Ferreira da Silveira

Resumo


A inteligência emocional consiste na habilidade de resolver e enfrentar determinada situação emocionalmente instável com sucesso, isto é, aprender a controlar as emoções, para que elas trabalhem a favor do indivíduo, não deixando que ele seja tomado por elas. É a capacidade de desenvolver motivações para si próprio e de persistir num objetivo apesar dos percalços; de se manter em bom estado de espírito e de impedir que a ansiedade interfira na capacidade de raciocínio, de ser empático e autoconfiante. Neste sentido, a pesquisa em questão teve o intuito de estudar as emoções e como elas influenciam na tomada de decisão dos colaboradores da Empresa X no ramo de comércio agrícola, identificando e descrevendo assim seu perfil de inteligência emocional. Quanto a metodologia do trabalho que foi desenvolvido teve uma abordagem quantitativa, com cunho exploratório e descritivo, se caracterizando um estudo de caso e o instrumento utilizado para aplicação dos dados foi um questionário fechado junto aos colaboradores para chegar à conclusão de pesquisa. Por fim, é recomendado que a empresa disponibilize treinamentos e cursos para os colaboradores da organização, voltados para os temas de comportamento organizacional e inteligência emocional, visto que ao utilizar essas habilidades no trabalho, contribui para a cooperação, trabalho em equipe, criação de um ambiente harmonioso e produtivo, o qual é crucial para qualquer organização, onde a cada dia mais dependem dos conhecimentos e habilidades das pessoas como diferencial competitivo.


Palavras-chave


inteligência emocional, emoções, comportamento.

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