COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E BEM-ESTAR DOCENTE: PESQUISA-AÇÃO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE CACHOEIRA DO SUL/RS

Priscila Machado Goulart, Carina Zimmer Badek, Taiane Baltezan Corrêa, Cleusa Rockembach Mazuim

Resumo


INTRODUÇÃO: As competências socioemocionais envolvem os aspectos relacionados às interações sociais e também aspectos individuais, de ordem cognitiva, emocional e comportamental. O desempenho na vida é determinado não apenas pelo QI, mas, também pelo QE. O intelecto e a inteligência emocional são parceiros integrais na vida mental e a escola é um campo propício para desenvolver essas habilidades. OBJETIVOS: Esta pesquisa teve como objetivo identificar se o desenvolvimento das habilidades socioemocionais em educadores contribui para o bem-estar dos mesmos, interna e externamente à escola. METODOLOGIA: Foi realizada uma pesquisa-ação onde foram desenvolvidos cinco encontros com parte da equipe de educadores e gestores da escola E.M.E.F. Milton da Cruz, com durações que variaram de noventa a cento e vinte minutos. Os encontros proporcionaram discussões e práticas voltadas para o entendimento das habilidades socioemocionais. A coleta de dados deu-se através de questionários semiestruturados, os quais foram analisados qualitativamente, seguindo o modelo de Laurence Bardin. RESULTADOS: Os educadores concordaram unanimente que as atividades desenvolvidas favoreceram para o seu bem-estar. Foi percebida uma melhora na motivação, autoestima e um fortalecimento do grupo. Também ressaltaram a interdependência entre estas habilidades. CONCLUSÃO: Esta pesquisa teve seu objetivo alcançado, ao identificar que desenvolver as habilidades socioemocionais em educadores contribui para o bem-estar dos mesmos. Concluímos que a equipe carecia de um momento e espaço para que pudessem refletir e ressignificar suas dificuldades e desafios da rotina de trabalho. Uma pesquisa com um tempo maior para execução pode enriquecer os estudos sobre a temática.


Palavras-chave


habilidades socioemocionais, bem-estar docente, educadores

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA