QUALIDADE NO ATENDIMENTO E SATISFAÇÃO DOS CLIENTES

Maiquieli da Silveira, Tainara Soares, Adriana Porto

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo identificar os aspectos relativos à qualidade no atendimento e satisfação dos clientes, desenvolvendo-se para o alcance desta proposta uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e de cunho exploratório. Como resultados advindos da base referencial, pode-se verificar que a qualidade no atendimento é importante para garantir a sobrevivência e a permanência das empresas dentro do ambiente corporativo, visto que os clientes se tornaram mais exigentes e insatisfeitos quando se diz respeito ao atendimento, principalmente em lojas no âmbito comercial. Para Candeloro e Almeida (2002), o mercado exige cada vez mais um comportamento diferenciado dos gestores, com um absoluto comprometimento com o cliente, por isso, os conceitos de satisfação do cliente estão presentes dentro das empresas, pois atualmente a satisfação do cliente é à base do sucesso, de médio ou longo prazo. Através dessa pesquisa bibliográfica, foi possível comprovar que a qualidade no atendimento é um dos pontos importantes a ser estudado; uma vez que, os clientes são o fator determinante dentro de uma organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Com isso, é importante a organização possuir uma estratégia competitiva, visto que uma gestão estratégica bem estruturada é fundamental para o crescimento empresarial. Com isso, torna-se imprescindível que a empresa esteja alinhada com suas metas, e sempre pronta para receber o cliente, passando uma imagem positiva da sua marca, cumprindo prazos e promessas fazendo com que o mesmo se torne satisfeito com o que lhe é ofertado

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