CANTANDO A GENTE BRINCA, BRINCANDO A GENTE APRENDE.

Rita de Cássia Amaral Garcia Machado

Resumo


Rita de Cássia Amaral Garcia Machado¹, Silandra Badch Rosa¹.

 

1 Universidade Luterana do Brasil. rita.machado@rede.ulbra.br.

INTRODUÇÃO: O presente trabalho tem por finalidade relatar as experiências vivenciadas durante o Estágio Curricular de Educação Infantil desenvolvido com a turma de Maternal I da EMEI Madre Regina Prothmann no município de Cachoeira do Sul. O estágio na Educação Infantil é imprescindível, em razão de que ele possibilita entender o dia a dia de um ambiente de ensino, é através dele que o acadêmico em Pedagogia tem a chance analisar e vivenciar tudo aquilo que foi aprendido em sala de aula. DESENVOLVIMENTO: O Projeto Intervenção Pedagógica na Docência “Cantando a gente brinca, brincando a gente aprende”, surgiu no intuito de levar a ludicidade e musicalidade em trabalho conjunto, proporcionando uma variedade de aprendizagens significativas para dentro da Educação Infantil, possibilitando aos educandos, a exploração sonora e sensorial, impulsionadas com diferentes atividades lúdicas, realizadas juntamente com o auxílio de músicas e observação de diversos materiais e instrumentos para uma maturação sensório motor. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto, a música e a ludicidade, são fundamentais para garantir às crianças o desenvolvimento de algumas habilidades necessárias ao seu desenvolvimento físico e cognitivo, pois através do trabalho lúdico e a partir de diferentes sons e objetos sonoros é possível desenvolver a percepção, interação, motricidade e lateralidade. Sendo assim, o projeto foi de grande valia, contribuindo para a minha formação profissional e acadêmica.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil, Lúdico, Musicalidade.

 

 

 


Palavras-chave


Educação Infantil, Lúdico, Musicalidade.

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