A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO E DA ESCUTA AOS PROFESSORES NO CONTEXTO PANDÊMICO

GISNARA ALVES RODRIGUES, LUIZA DA SILVA LIMA, ROSIMERI MACHADO SILVA, MELISSA CARLA STRECK BUNDT, MARIANA DA ROSA, LAURA M MORAIS MACHADO

Resumo


INTRODUÇÃO: A pandemia atingiu o contexto educacional de forma direta diante do fechamento das escolas. O trabalho pedagógico remoto tem ocasionado sobrecarga emocional e psicológica, em especial dos professores. Diante das incertezas em relação ao futuro e as emoções exacerbadas, o acolhimento é um dos principais meios de aliviar esses sintomas. OBJETIVOS: Promover reflexões acerca dos benefícios do acolhimento psicológico no meio educacional durante a pandemia. METODOLOGIA: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória seguindo um critério de concordância com a temática proposta. RESULTADOS: O contexto pandêmico expôs os indivíduos a vulnerabilidades de si mesmo e do outro, tornando-se essencial proporcionar espaços de escuta ativa, promovendo o acolhimento essencialmente dos docentes que, além do cumprimento das demandas burocráticas e pedagógicas, têm contato direto com os alunos e familiares. Assim, a escola precisa oferecer um espaço no qual o professor sinta-se respeitado no seu limite psicológico e emocional. CONCLUSÃO: Nesse sentido, o acolhimento das emoções propicia a regulação psicológica, o que repercutirá no bem estar do docente e consequentemente da comunidade escolar. Sendo assim, promover o autoconhecimento no contexto educativo irá favorecer a saúde mental e emocional de todos os envolvidos nessa área que é tão importante para a sociedade como um todo.

Palavras-chave


pandemia, escola, saúde emocional

Referências


Pesquisa de sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Corona vírus no Brasil; Instituto Península, Março 2020 Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Pulso-Covid-19_-Instituto-Peni%CC%81nsula.pdf acesso: 27 out. 2020

NEST, KRISTIN. Autocompaixão: Pare de se torturar e deixe a insegurança para trás/ Tradução de Beatriz Marcante Flores – Teresópolis, RJ: Lúcida Letra, 2017.

Guia orientador do Docente para Acolhimento Emocional em Tempos de Pandemia Instituto Federal, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA. Disponível em: https://ifpa.edu.br/coronavirus/documentos-covid-19/5234-guia-orientador-do-docente-para-acolhimento/file. Acesso 27 out.2020


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA