PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO Á METODOLOGIA DE ENSINO APLICADA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.

DIOVANE SILVA DE LARA, MAURICIO MALLMANN PRATES

Resumo


INTRODUÇÃO: A atual pandemia de Covid-19 impulsionou a busca por novos meios de ensino-aprendizagem. Portanto, há necessidade de saber como os professores de educação física estão se adaptando ao ensino mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação de modo remoto. OBJETIVOS: Analisar a percepção dos professores de educação física sobre o uso de meios tecnológicos como metodologia de ensino-aprendizagem. METODOLOGIA: Foi realizado uma pesquisa através de questionário, via plataforma online Google Forms contento 18 questões fechadas e 1 questão aberta sobre as metodologias e ferramentas de educação utilizadas nas aulas remotas. O questionário foi enviado por recursos tecnológicos para professores de educação física de escolas públicas e privadas da cidade de Cachoeira do Sul – RS. RESULTADOS: Foram obtidas 8 respostas, sendo na percepção geral destes professores, a metodologia de ensino utilizando recursos tecnológicos ajuda sendo um recurso complementar no processo ensino-aprendizagem, porém, não substitui a aula presencial com interação professor-aluno. CONCLUSÃO: Considerando o cenário atual, de expansão da tecnologia e quarentena, o uso remoto ou modalidade de ensino a distância (EAD) são alternativas essenciais para garantir a apropriação dos conhecimentos, mantendo o estudante em permanente contato com a instituição de ensino durante este período de afastamento ao convívio social.


Palavras-chave


metodologias de ensino, educação física, recursos tecnológicos

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA