ACONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO UMA FERRAMENTA DE MANEJO EM TEMPOS PANDEMIA COM GRUPO DE CRIANÇAS

Débora Costa da Silva, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: A contação de histórias é uma das atividades mais antigas de que se tem notícia. Os contos e histórias permeiam nossas vidas desde o início, contribuindo para a formação de nossa personalidade, envolvendo a área afetiva e emocional. Proporcionando-nos benefícios como incentivar a imaginação, a criatividade, e a oralidade. Na disciplina de TCC I da grade curricular do curso de psicologia da ULBRA – campus Cachoeira do sul, foi pensado um projeto de pesquisa-intervenção sobre os benefícios dos contos infantis com um grupo de crianças. DESENVOLVIMENTO: Diante da situação de pandemia a intervenção com o grupo ficou inviável, sendo pensado o grupo remoto como possibilidade de prevenção abordando um possível retorno às aulas presenciais. Assim foi desenhado o projeto com cinco encontros online via google meet com os alunos do 4º ano de uma escola local. No desenvolvimento do trabalho será utilizada a cartilha infantil com o tema “Quando minha Escola Abrir”, como material de apoio e estímulo para produção das narrativas infantis durante os encontros. CONSIDERAÇÕES PARCIAIS: Espera-se que que através da contação de histórias em um ambiente virtual, mediante a autorização dos pais ou responsáveis, seja possível investigar as fantasias, os conflitos e as dificuldades das crianças frente na situação de pandemia.


Palavras-chave


Infância. Contação de histórias. Grupo virtual com crianças.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA