PSICOLOGIA DA INFÂNCIA, O DIREITO À INFÂNCIA: TEORIAS ENTRE O ENSINAR E O APRENDER

TAINARA PEREIRA, SÍLVIA MARIA BARRETO DOS SANTOS

Resumo


INTRODUÇÃO: Esta pesquisa busca desenvolver uma proposta teórica com implicações práticas em relação ao aprender e ao ensinar, a partir de diferentes linhas psicológicas, conceituando aprendizagem e aquisição de conhecimentos. É importante refletir sobre as condições que precisam ser envolvidas para que o sujeito possa apropriar-se do objeto que será aprendido, assim como a função do professor perante cada cenário. É necessário que haja um conhecimento prévio aprofundado e uma constante revisão e reflexão dos aportes teóricos e suas reações com a prática desenvolvida nas sala de aula, apropriando-se da escolha de linhas psicológicas que serão adotadas para a realização das práticas pedagógicas. DESENVOLVIMENTO: trata-se de uma pesquisa bibliográfica que contempla organização, categorização e análise das informações coletadas a partir dos materiais já produzidos acerca da temática. A aprendizagem é um processo amplo, complexo e que necessita ser compreendido, principalmente, quando se pretende trabalhar com a criança. Observar uma turma de crianças aprendendo ou planejar uma aula para estas  exige do(a) pedagogo(a) o desenvolvimento de competências que são entendidas como mobilização de saberes conforme descrito por Perrenoud (2002). CONSIDERAÇÕES FINAIS: este trabalho apresentou diferentes tendências pedagógicas para ensinar e aprender, buscando destacar, sucintamente, tópicos das teorias behaviorista, humanista, cognitivista e sócio-histórica. Foi apresentado conceitos sobre o ensinar e o aprender em diferentes contextos, chamando a atenção para a importância que tem estudar estes conteúdos, procurando identificar na prática, aspectos e conceitos importantes de cada teoria.  Assim, o aprendizado terá maior significado. 

Palavras-chave: teorias de aprendizagem, Psicologia da infância, Infância.


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