ESTÁGIO CURRICULAR NA PANDEMIA: DIFICULDADES ENCONTRADAS NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Daniele Santos Ayres, JOSÉ LUIS DE FREITAS

Resumo


INTRODUÇÃO: A educação física é um componente curricular muito apreciado pela expressiva maioria dos alunos, porém como qualquer outro, sofreu dificuldades em desenvolver as atividades sob a forma remota. Com a paralisação das aulas, devido a pandemia, a maior dificuldade foi em planejar as aulas sem a possibilidade presencial de conhecer e interagir com os alunos. O presente trabalho objetiva apresentar as dificuldades no planejamento das atividades de estágio, caracterizadas como recreativas e lúdicas para desenvolver as capacidades motoras, psicomotoras, locomotoras e de equilíbrio para as crianças dos anos iniciais. DESENVOLVIMENTO: Buscou-se sempre propor atividades com materiais diferentes que chamassem a atenção de todos os alunos, com desenhos e cores chamativas, formas diversificadas de materiais diferentes, sendo enviadas de forma impressa ou com o recurso do whatsapp. No entanto, houve ausência da busca das tarefas impressas e quando retiradas na escola, o não desenvolvimento das mesmas pelo aluno, identificando-se também, a falta de compromisso dos seus responsáveis. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por fim, percebeu-se no período de pandemia, com o ensino remoto, muitas lacunas formativas, pois a educação física presencial tem um papel fundamental na educação infantil, por possibilitar uma diversidade de experiências nas quais os alunos podem vivenciar movimentos corporais e consequentemente elaborar novos conceitos sobre suas ações.

Palavras-chave


Educação Infantil, Ensino Remoto, Aulas.

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