IMPORTÂNCIA DO ESTAGIÁRIO INSTITUCIONAL NO ÂMBITO DA PSICOLOGIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A ORGANIZAÇÃO

Elen Bauer Garcia, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: A história dos serviços de clínica-escola em nosso país está vinculada à história dos cursos de Psicologia e da regulamentação da profissão de psicólogo. O termo clínica-escola foi substituído por serviço-escola em 2004. Essa mudança teve como propósito ampliar os modos de intervenção do psicólogo para além dos estritamente clínicos, acompanhando o desenvolvimento da profissão. Assim, surgiram outras possibilidades neste espaço, como o estágio de processos de gestão. O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência do estágio de gestão dentro de um serviço-escola. MÉTODO: Relato de experiência. RESULTADOS: O estagiário de psicologia organizacional tem como objetivo à organização do serviço-escola, zelando pela saúde mental dos estagiários no local, promovendo um ambiente organizado, aconchegante e que possibilite a cada um, o sentimento de pertencimento e redução de conflitos. Foca nos processos organizacionais e na sua influência na rotina dos estagiários. CONCLUSÃO: O estágio proporciona ao acadêmico de psicologia, experiência na área de gestão, onde o discente tem a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido durante a formação profissional. Nele o acadêmico se insere e desenvolve habilidades de refletir, planejar e organizar, de fato, o que é importante para o serviço-escola de psicologia. Importante destacar que foram, relativamente, poucas publicações encontradas sobre o assunto, dificultando uma visão completa e abrangente do panorama do estágio de gestão em serviços-escolas de psicologia.


Palavras-chave


Estágio de Gestão, Formação, Serviço-escola, Psicologia.

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