Intervenção Psicossocial com foco na saúde mental em meio a pandemia de Covid-19: um relato de experiência

Guilherme Carlos de Melo, Luis Filipe Santos Müller, Maria Luiza Pozzobon Costa, Natielly Rosa de Azambuja, Laura Morais Machado

Resumo


INTRODUÇÃO: No final do ano de 2019 o mundo entrou em alerta com a chegada da Covid-19. Diversas medidas para conter a transmissão da doença foram adotadas, sendo uma delas o isolamento social. Neste contexto, a educação foi fortemente afetada, com escolas fechadas por prazo indeterminado, consequente afastamento dos indivíduos imersos nos processos de aprendizagem e importantes modificações nas formas de ensino. DESENVOLVIMENTO: A fim de avaliar os impactos oriundos deste cenário e propor um ambiente de escuta e troca entre os participantes do estudo, foi realizada uma pesquisa-ação com professoras e funcionárias da E.M.E.I Cristo Rei de Cachoeira do Sul – RS entre os dias 10/05 e 28/06/2021. Por meio de encontros online com média de 9,8 integrantes, temas como práticas de autocuidado; emoções e regulação emocional; forças de caráter e Psicologia Positiva; saúde mental em situações de crise; biossegurança; desafios de atender uma comunidade carente procura por ajuda psicológica foram abordados. Com o intuito de marcar a ação e ancorar a identidade da escola confeccionou-se uma cartilha com as temáticas citadas, além do lema, história e dados de identificação da instituição. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O material produzido pelo grupo poderá ser referência não somente na atual condição pandêmica, mas como suporte em qualquer eventual situação de crise. Ao final da atividade as participantes classificaram-na como construtiva, didática e reflexiva. Salienta-se, por fim, a relevância da atenção à saúde mental de profissionais da educação, sendo estes pilares fundamentais na construção, desenvolvimento e sustentação de nossa sociedade.


Palavras-chave


Professores; Pandemia; Pesquisa-ação.

Referências


AQUINO, E. M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência e Saúde Coletiva v.25, s.1, Rio de Janeiro, jun., 2020.

ALVARENGA, R. et al. Percepção da qualidade de vida de professores das redes públicas e privadas frente à pandemia do covid-19. Revista CPAQV – Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v.12, n. 3, 2020.

CORRÊA, G. C. G.; CAMPUS, I. C. P de; ALMAGRO, R. C. Pesquisa-Ação: Uma Abordagem Prática De Pesquisa Qualitativa. Ensaios Pedagógicos, v.2, n.1, 2018.

CRUZ, Roberto Moraes et al. Retorno ao trabalho? Indicadores de saúde mental em professores durante a pandemia da COVID-19. Revista Polyphonía, v. 31, n. 1, p. 325-344, 2020.

SOUZA, Alex Sandro Rolland et al. Aspectos gerais da pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 21, p. 29-45, 2021.

VETTORELLO, O. L. L.; OLIVEIRA, I. F. de; BRUTTI, T. A. A realidade dos professores por trás das telas em tempos de pandemia. Anais do Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista da Mostra de Iniciação Científica e Extensão

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA